segunda-feira, 1 de junho de 2009

A Galinha Ruiva

Informações Técnicas: De acordo com OLIVEIRA (2008) a fábula de A Galinha Ruiva é adaptada por Paul Bilder e tem sua primeira impressão nacional no início do século XX.
A fábula retrata a história de uma galinha que além de ruiva dedicava sua vida a trabalhar enquanto os outros animais da fazenda não se preocupavam em preparar seus alimentos. No final com o pão feito do cultivo, colheita, e preparo da galinha todos querem dele provar, mas a personagem principal deixa bem claro: quem não trabalha não come.
Vê-se como evidente a característica do período tradicional da L.I. a necessidade do autor transparecer e conservar os valores sociais e familiares pela própria sociedade consagrados. O individualismo é discriminado em todos os momentos, pois cada um dos animais responde individualmente à solicitação da galinha ruiva para que participem do processo de preparação do pão e não há em nenhum momento a reunião deles para somar forças para ajudar a penosa. Ao contrário permanecem estáticos e indiferentes a todo esforço da galinha que sem interromper seu trabalho busca os frutos do próprio esforço. São pequenas regras sociais que são transmitidas aos adultos em miniatura que a eles somente resta obedecer e aprender os valores e proibições socialmente aceitas. Esta fábula surge em um momento que se faz necessário valorizar a propriedade privada e o trabalho conquistado com orgulho e suor. É doutrina social, mas também se torna elemento necessário para educar e reter informações “significativas” no imaginário infantil.
- OLIVEIRA, Maria Alexandre de. A literatura para crianças e jovens no Brasil de ontem e de hoje: caminhos de ensino. São Paulo: Paulinas, 2008.






















Um comentário:

  1. Olá Elvys!
    Adorei as fotos, aproveitei como havia falado a você em sala de aula e capturei algumas delas para postar no Blog da disciplina, fiz um tratamento e ficou bom. Dá uma passadinha por lá e veja se gosta! Adorei o conto e o reconto que desenvolveu com a Luana. Parabéns duplamente!
    Maria do Rocio

    ResponderExcluir